Sobre nós

O Centro Social Paroquial de Almada, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com personalidade jurídica, aprovado canonicamente pela Diocese de Setúbal e rege-se por Estatutos próprios aprovados pelo Bispo de Setúbal. Os estatutos encontram-se registados na Direção Geral de Ação Social, com o nº 66/83 do Livro nº 2 das Fundações de Solidariedade Social.

A Instituição tem acordos de cooperação com o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social para as respostas sociais de Creche e Estrutura Residencial de Idosos e ainda com ao Ministério da Educação para o Pré-Escolar.

Tem ainda estabelecido Protocolo ,através do Plano de Emergência Alimentar (Ministério da Solidariedade e da Segurança Social), para uma Cantina Social.

História da Instituição:

Contam-se já algumas dezenas de anos desde que se conhecem as origens do Centro de Assistência Paroquial de Almada, no início sem designação oficial, mas com firmeza no desenvolvimento de atividades que envolviam as camadas mais vulneráveis da população almadense. Assente no propósito de apoiar as mulheres em situação de carência económica e eventualmente desempregadas, a Paróquia de S. Tiago de Almada dinamizou a Casa de Trabalho de Santa Teresinha a partir da orientação da Congregação das Filhas de Jesus, fornecendo instrumentos e saberes práticos, a fim de melhorar competências para o mercado de trabalho. E enquanto as mães valorizavam os seus saberes e ocupavam alguns dos seus tempos livres, que fazer em prol dos seus filhos mais pequenos? Foi então necessário promover a “guarda” de crianças antes do “seu ingresso na Escola oficial. De “guarda” passa-se a dar uma resposta mais estruturada e as Irmãs especializam-se na área da Educação, fazendo inclusivamente estágios pedagógicos em Instituições do Concelho onde exercitavam também a língua portuguesa, uma vez que eram originárias de Itália.


Da sua passagem pela Paróquia de Almada e pela Comunidade local ainda se encontram testemunhos de disponibilidade e generosidade e da sua atitude pedagógica inspirada na Escola Maternal. Da consulta de alguns apontamentos com as suas propostas pedagógicas, perdura o respeito pela criança, pelas famílias e, acima de tudo, uma serenidade e carinho muito grandes e a vontade de passar o testemunho dos valores cristãos.


No ano de 1983 o Jardim-de-infância da Casa Mãe da Divina Graça inicia o trajeto do atual Centro de Assistência Paroquial de Almada com o seu registo oficial no Livro das Fundações de Solidariedade Social e alarga posteriormente a sua ação com Atividades de Tempos Livres (1º Ciclo) e Centro Jovem (numa primeira fase vocacionado para jovens em situação de abandono e insucesso escolar e hoje direcionado para a ocupação de tempos livres jovens no 2º e 3º Ciclos).


O Centro de Assistência Paroquial de Almada depois de ter devolvido uma pequena Creche, ergue agora um novo projeto e muda uma outra página da sua participação na cidade de Almada com a abertura de um novo equipamento…
Este será certamente um testemunho para o futuro sem nunca esquecer todos aqueles que no passado sonharam e trabalharam para o desenvolvimento da missão do Centro Paroquial.

 

Missão:

Promover o crescimento feliz, o bem-estar e a alegria através da educação e cuidado proporcionados às crianças, idosos e famílias.

Visão:

Atingir o reconhecimento da comunidade e demais partes interessadas pela qualidade dos serviços prestados e valores partilhados, de acordo com as reais necessidades sentidas pelos seus clientes.

Valores:

  • Solidariedade através de comportamentos de interajuda, de partilha à luz dos valores cristãos da humanidade, da verdade e da dignidade.
  • Trabalho de equipa realizado com motivação, profissionalismo, companheirismo e brio.
  • Rigor ético e com espirito de responsabilidade.
  • Confiança e alegria manifestadas através da simpatia, do diálogo, do respeito e da educação.

 

Acreditamos que ao tratarmos todos os clientes com carinho estamos a contribuir para a sua valorização enquanto pessoas.